Cargo 2013: mais equipado e eficiente

Ford 0814Linha Ford ganha novos itens de série e opcionais para
aumentar a segurança, autonomia e conforto para o trabalho
Robustez e economia são qualidades já conhecidas dos caminhões Ford Cargo em diversos tipos de aplicação. Na linha 2013, eles trazem novos equipamentos que aumentam ainda mais a segurança, autonomia, eficiência e conforto dos veículos para o trabalho. Uma das novidades é o freio ABS, disponível como opcional em toda a linha. O cavalo Cargo 1933 tem a opção de rodas de alumínio e os modelos de 24 toneladas introduziram um catálogo com tanque duplo de combustível que aumenta a autonomia. Além disso,  toda a linha passa a vir com rádio e tocador de música digital com entrada USB de série.

“Essas novidades fazem parte da melhoria contínua do produto para aumentar a satisfação dos clientes da linha Cargo”, diz Marcel Bueno, supervisor de Produto da Ford Caminhões. “Todas as mudanças foram introduzidas para atender necessidades específicas dos transportadores. Esse é um diferencial da Ford, usando a sua experiência e estrutura de campo para inovar onde o cliente precisa.”

TANQUE DUPLO

Os caminhões Cargo 2423 e Cargo 2429 agora oferecem um catálogo com tanque duplo de combustível (dois tanques de 275 litros cada). Como complemento, essa configuração vem também com tanque de Arla 32 de 90 litros (em vez de 50 litros). O objetivo é oferecer maior autonomia para esses modelos de vocação rodoviária de média e longa distância.

O tanque duplo já era oferecido como adaptação no Mod Center, o centro de modificação da fábrica da Ford Caminhões. “Com o aumento da demanda, esse item agora passou a ser instalado diretamente na linha de produção, como mais um catálogo, o que ajuda a agilizar a entrega”, explica Bueno.

RÁDIO COM USB

O rádio com tocador de USB é uma novidade que leva para a cabine a praticidade das mídias digitais. Ele facilita para o motorista transportar suas músicas favoritas, aumentando o conforto nas viagens. O aparelho oferece configuração robusta e operação simples, que permite um manuseio intuitivo por qualquer pessoa familiarizada com os tocadores digitais.

RODAS DE ALUMÍNIO

O aumento da capacidade de carga em 126 kg é a principal vantagem das rodas de alumínios Alcoa, introduzidas como opcional no cavalo Cargo 1933. Mas não é a única. Elas também são cinco vezes mais resistentes que as rodas de ferro, contam com melhor dissipação do calor e aumentam a durabilidade dos freios, pneus e suspensão.

O processo exclusivo de produção das rodas de alumínio Alcoa, por forja, resulta em um produto de qualidade superior. “Por serem produzidas a partir de um único bloco de alumínio, elas não apresentam emendas. E são as mais leves do mercado: pesam cerca da metade de uma roda de aço convencional”, afirma Ricardo Escoboza, gerente comercial da divisão de rodas da Alcoa.

Segundo ele, o processo de forja alinha os grãos da roda e cria uma estrutura muito mais forte do que no metal fundido. A sua resistência é comprovada nos testes de durabilidade. Como comparação, uma roda de alumínio Alcoa é capaz de suportar uma carga de 71.200 kg antes de se deformar 5 centímetros, enquanto uma roda de aço aguenta 13.600 kg.

Outra vantagem das rodas de alumínio da Alcoa é a melhor dissipação do calor no ambiente, o que permite o trabalho em uma temperatura menor e melhora o desempenho dos pneus e freios. E também são mais ecológicas, uma vez que o alumínio é infinitamente reciclável.

“A economia de combustível pode chegar a 2,5% e a dos pneus, a 14%. Para completar, as rodas de alumínio são muito mais bonitas e não exigem manutenção, como jateamento ou pintura”, diz Escoboza.

usb
Rádio com entrada USB de série
tanque
Tanque duplo de combustível
rodas1
Tecnologia de produção avançada: processo
de forja do material
garante
um desempenho superior
roda2
As novas rodas de alumínio são cinco vezes
mais resistentes que 
as de aço e a  economia
de pneus pode chegar a 14%


 

 

Fonte: Revista Conexão Ford Caminhões