Gigantes no conforto

 

A cabine dos novos modelos Cargo traz soluções que privilegiam a funcionalidade, eficiência e produtividade do motorista

cargoextra

O conforto dos caminhões evoluiu muito e, cada vez mais, é um item essencial para garantir a comodidade e produtividade do motorista, especialmente no transporte rodoviário de carga de longas distâncias. Os novos extrapesados da Ford foram projetados dentro dessa nova filosofia, com o que há de melhor em ergonomia e tecnologia voltada para a criação de um ambiente agradável e funcional.

“A cabine foi desenvolvida com foco nas necessidades dos motoristas que passam longos períodos a bordo do caminhão.

 É um espaço de trabalho pensado para oferecer eficiência e comodidade, com isolamento acústico e térmico superior”, destaca João Marcos Ramos, chefe de Design da Ford.

Cabine leito

O espaço interno da cabine leito é um dos melhores da categoria, tanto para o motorista como para o passageiro, tornando as viagens mais produtivas e agradáveis. O teto alto permite que uma pessoa de 1,90 m de altura fique em pé dentro dela. A cama também é uma das maiores do mercado.

O acabamento em tons claros e neutros cria um ambiente agradável e de fácil limpeza. O sistema independente de suspensão da cabine, com quatro amortecedores, isola as oscilações da pista. Vários nichos e porta-objetos facilitam a acomodação de itens como mapas, óculos, garrafas e notas fiscais. Sem contar o compartimento com chave do lado de fora para ferramentas e bagagem.

cabine

 

Bancos e equipamentos

O exclusivo Banco Extraconforto do motorista com suspensão pneumática permite a regulagem do amortecedor. Seus comandos automáticos por teclas incluem dois tipos de ajustes lombares e “alívio rápido de pressão” com memória, que facilita a entrada e saída e recoloca o banco na posição anterior.

O banco é dotado também de suspensão horizontal, ou “isolator”, que absorve trancos da carreta na frenagem, com quatro diferentes ajustes e regulagem de altura.

Trio elétrico, ar-condicionado, rádio/tocador de MP3, ponto de ar comprimido na cabine, degraus com proteção e iluminação e para-sol externo fazem parte de seus itens de série.

Novo volante

Os extrapesados Ford introduzem o novo volante na Linha Cargo, com um design ergonômico que facilita as manobras. Junto com o sistema de ajuste pneumático de inclinação e altura, ele permite escolher a posição ideal para dirigir. O painel de instrumentos tem formato envolvente e é feito com um composto leve e resistente, desenvolvido pela Ford com fibra de sisal. Os instrumentos são iluminados na cor azul “Ice-Blue”, da nova geração global da marca, que além de oferecer excelente visibilidade proporciona conforto visual.

A tela LCD do computador de bordo traz informações como consumo instantâneo e médio de combustível, quilometragem percorrida, horas de trabalho do motor, velocidade média, autonomia para o abastecimento, nível de Arla 32 e diagnóstico do motor.

Fonte: Revista Conexão – Setembro/2013