Gigantes na potência

Leve, robusto e eficiente, o motor FPT de 420 cv traz tecnologias inovadoras que garantem o desempenho forte e econômico dos Novos Cargo Extrapesados

 extra5 Em sua classe de peso, os novos caminhões Cargo 2042 e Cargo 2842 oferecem o que há de melhor em performance, robustez e economia. O seu novo motor FPT de 10.3 litros e seis cilindros é um dos mais fortes e modernos da categoria. 

Em termos técnicos, é um propulsor leve e compacto, com a mesma potência e desempenho de blocos de maior cilindrada, só que mais eficiente no consumo de combustível e no custo total de operação.

Com quatro válvulas por cilindro, ele gera torque máximo de 1900 Nm (@ 1.050 rpm) e potência de 420 cv (@ 2.100 rpm). “Por ser compacto, leve e robusto, ele aumenta o aproveitamento de carga do caminhão e a rentabilidade do transportador”, destaca Helton Lage, diretor de Engenharia de Produto da FPT.

Turbo de geometria variável

O novo motor conta com o uso intensivo de tecnologia de ponta e soluções inovadoras de projeto e manufatura. Uma delas é a turbina de geometria variável com “aftercooler”, de arquitetura simples e altamente confiável, que adequa a pressão do turbo às necessidades de torque e potência. Assim, gera mais força em baixas rotações e melhora o desempenho, aumentando também a vida útil e a economia de combustível. “Seu torque alto em baixas rotações reduz a necessidade de trocas de marchas e contribui para a economia de combustível”, explica Lage.

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Materiais nobres

O uso extensivo de componentes de materiais nobres e de alta tecnologia, como alumínio, titânio, polímeros e outras ligas leves, é outro avanço que aumenta a robustez, eficiência e confiabilidade ao motor. A estrutura de alta resistência também torna o seu funcionamento mais silencioso e reduz o nível de ruído interno na cabine.
A integração dos dutos de combustível, do suporte dos cames e do coletor de admissão no cabeçote é mais uma solução inovadora de arquitetura que torna o conjunto mais leve, compacto e durável. O seu ventilador acionado por polia eletromagnética, mais

eficiente, contribui para a economia de combustível. Tudo isso se traduz em um motor muito mais eficiente, que oferece excelente desempenho, alta durabilidade e redução do consumo e emissões, além de baixo nível de ruído e vibração para o conforto do motorista.

Recursos inteligentes

Como os demais modelos da linha Cargo, o novo motor conta com recursos inteligentes que controlam em tempo real todas as suas condições de funcionamento. O sistema de diagnóstico eletrônico avisa no painel sobre eventuais falhas, por meio de sensores que monitoram a rotação, temperatura e outros parâmetros, assim como a velocidade do veículo, solicitações de carga e do motorista.

Esse sistema de diagnóstico opera continuamente, desde que o motor dá a partida. Havendo qualquer falha ele age imediatamente e, se necessário, tira a potência do caminhão para preservar os seus componentes. Nesse caso, apenas a potência mínima é liberada para que ele chegue ao distribuidor mais próximo para os reparos necessários.

O novo motor conta ainda com o sistema de freio-motor por descompressão, que garante uma potência de frenagem até 30% maior que os concorrentes diretos. Assim, aumenta a segurança, melhora a dirigibilidade e reduz o desgaste do sistema de freios. 

Fonte: Revista Conexão - Ford Caminhões