Gigantes na segurança

Freio ABS com distribuição eletrônica
 de frenagem, freio-motor por descompressão e controle de estabilidade e tração fazem parte dos seus recursos

extra9 Sistemas avançados de segurança ativa ajudam os novos extrapesados Cargo a evitar acidentes. O freio ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) impede o bloqueio das rodas e ajuda a manter o controle direcional do veículo em freadas bruscas. 

Já o freio-motor por descompressão é um recurso inédito que segura a composição em descidas, reduzindo também o desgaste dos componentes e pneus. Os dois modelos contam ainda com equipamentos de proteção contra roubo.

O controle automático de tração (ASR) otimiza a aderência nas partidas e arrancadas em piso de baixo atrito, controlando o torque e a frenagem de cada roda de forma independente.

Controle de estabilidade

O controle eletrônico de estabilidade (ESP), equipamento oferecido como opcional no Cargo 2842, tem sensores que identificam se o caminhão está saindo do curso original e aciona os freios individualmente nas rodas, além de reduzir o torque do motor se necessário.

“O controle de estabilidade aumenta a segurança em estradas sinuosas, com piso molhado ou escorregadio. Ele evita acidentes e o desgaste prematuro dos componentes de freio e pneus, preservando também a carga transportada”, destaca Marcel Bueno, supervisor de Marketing da Ford Caminhões.

Proteção e rastreamento

extra8

Os dois modelos dispõem do sistema global antifurto da Ford – PATS –, com código eletrônico que impede a partida com uma chave não programada. O sistema conta ainda com retravamento automático, se nenhuma porta for aberta após determinado tempo. As portas também são travadas automaticamente quando o veículo atinge a velocidade de 8 km/h. Outra solução simples e eficiente para a segurança são as coberturas dos degraus da cabine, que impedem o seu acesso com as portas fechadas.

O sistema de rastreamento e monitoramento da Ford Caminhões, fornecido pela FordTrac, é considerado o mais seguro do mercado. Ele traz ferramentas avançadas de monitoramento para o transportador gerenciar sua frota à distância, em tempo real e com mais eficiência, combinando funções de telemetria, logística e segurança.

Fonte: Revista Conexão