Ford: Linha Transit é o destaque em teste a até 50ºc negativos contra concorrentes no gelo ártico

transit A linha de vans Transit, da Ford, venceu o desafio “Artic Van Test 2014”, realizado no gelo e na neve da Finlândia em temperaturas de até 50ºC negativos. Esse é um dos testes mais rigorosos do mundo para veículos da categoria, envolvendo vários concorrentes dos dois modelos da linha – Transit e Transit Connect, esta última do segmento compacto. O vídeo dessa verdadeira aventura pode ser conferido neste link.

O programa “Artic Van Test” teve cinco dias de duração e incluiu provas de “slalom” na pista congelada de um aeródromo. Foram 700 km de rodagem de resistência em pistas tortuosas e esburacadas e partidas em frio extremo.

A Transit e Transit Connect foram as campeãs da prova que incluiu oito vans de seis diferentes marcas, nas respectivas categorias. A economia de combustível, eficiência no transporte de carga e manuseio foram outros critérios analisados na prova.

"A nova linha Ford Transit foi testada nos climas e condições de rodagem mais difíceis do mundo por um longo tempo antes do lançamento e está preparada para esse tipo de desafio", disse Paul Randle, diretor de Veículos Comerciais Globais da Ford Europa. "Nossos clientes dependem da Transit para fazer o seu trabalho e nós nos certificamos de que ela está pronta para o serviço, seja qual for o clima."

Revistas especializadas

Motoristas experientes de seis revistas europeias voltadas a veículos comerciais dirigiram todas as vans participantes do “Artic Van Test 2014” e deram a vitória às duas Transit. Essa foi a primeira “dobradinha” da Ford nos 23 anos de história da prova.

O desafio incluiu também testes de partida do motor, de aquecimento da cabine e eficiência do desembaçador, depois de os veículos serem deixados ao relento durante a noite em condições de subcongelamento.

A Ford Transit foi a melhor, ou ficou entre as melhores, em nove dos 13 itens avaliados, competindo com veículos da Mercedes-Benz, Opel e Volkswagen. A compacta Transit Connect foi a melhor, ou uma das melhores, em sete categorias e impressionou principalmente pela dirigibilidade e estabilidade no gelo, contra concorrentes da Citroen, Renault e Volkswagen.

"As vans Ford foram claramente vencedoras em condições muito escorregadias – uma grande vantagem quando estradas congeladas podem ser encontradas em qualquer lugar e não apenas na pista de teste", disse Heikki Laurell, da revista Auto Tekniikka ja Kuljetus, da Finlândia, que organiza a prova anual. "Nossos testes levam as vans até o limite e pode ser um choque se você não está acostumado a um inverno escandinavo."

Fonte:

Imprensa Ford