Câmbio Automatizado Zf Astronic

cambio

Você sabe qual é a diferença entre câmbio automatizado e automático? Apesar de parecidos, diferem em alguns aspectos importantes. Ambos não exigem que o motorista pise na embreagem a cada troca de marcha, poupando esse esforço. Nos caminhões da linha Cargo é utilizado o Câmbio automatizado ZF ASTronic de 12 velocidades. A transmissão automatizada se assemelha a um câmbio normal, porém troca de marchas de forma automática.

O funcionamento do item da caixa ZF é o mesmo de uma uma caixa seca, mas substitui o manuseio por trocas automáticas baseadas em cálculos que envolvem todo o veículo. Veículos automáticos funcionam de forma diferente, tendo um outro sistema de caixa.

Em conjunto com o motor, a transmissão ZF automatizada contribui ativamente para o melhor desempenho do caminhão, que aproveita toda a potência e torque gerados pelo motor, transformando-os em força para movimentar o cavalo-mecânico e a carreta, com suavidade e conforto para o motorista. Já os câmbios automáticos acabam sendo menos econômicos, pois o sistema é mais pesado e “empresta” energia do motor para funcionar corretamente. Além disso, a manutenção do automático pesa mais no bolso do que a do automatizado, que é mais simples e barata.

Fonte: http://fordeconoshow.com.br/blog