Câmbio 6 marchas X 9 marchas: Qual Escolher?

cambio6 Você sabia que o Ford Cargo 2429 pode sair da fábrica com dois tipos de câmbio? As opções são: o Eaton 6 marchas reduzidas e o Eaton 9 marchas com duas caixas. O Câmbio com 9 marchas tem um custo adicional pois proporciona melhor desenvoltura ao veículo para viagens longas (fica mais fácil trocar marchas com a troca de caixas). Já o de 6 marchas, embora seja da mesma qualidade e confiabilidade Eaton, é mais utilizado para percursos curtos que tenham serras ou em terrenos acidentados, como roça ou fazenda. 

Câmbio 6 marchas x 9 marchas: Qual escolher? O Eaton 6 marchas é aconselhável para subidas muito íngrimes, quando o caminhão estiver carregando cargas pesadas, pois o câmbio de 6 marchas tem a chamada marcha reduzida (uma marcha entre a primeira e a segunda) que mantém a aceleração e força. No caso do Eaton 9 marchas, se utilizado nesta mesma situação, o veículo perderia muita aceleração e, possivelmente, força. Contudo, se o caminhão for utilizado para longas distâncias em estradas que não exigem tanto (terrenos planos e poucos acidentados), a utilização das marchas reduzidas pode aumentar o consumo do caminhão. Nesse caso, o câmbio ideal é o de 9 marchas, que executa trocas diretas.

Para escolher entre os dois tipos de câmbio, basta apenas saber qual será o principal uso do caminhão e adequar-se à necessidade. A Ford sempre oferece aos carreteiros ótimas opções para garantir a economia e o rendimento das máquinas!

Fonte: http://fordeconoshow.com.br/blog