FORD CARGO É ELEITO O CAMINHÃO DO ANO NO

PRÊMIO AUTODATA 2011

O Ford Cargo venceu o Prêmio AutoData 2011 na categoria Veículo Caminhão, destacando-se como o lançamento mais importante do ano no segmento. A escolha foi feita por meio de votação direta dos leitores da Revista AutoData, após a seleção prévia dos finalistas pela equipe de jornalistas da AutoData Editora.

Considerado o reconhecimento mais importante do mercado para fabricantes e fornecedores do setor automotivo, o Prêmio AutoData destacou a ampla renovação trazida pelo Novo Cargo 2012, com a introdução de uma nova cabine e da versão leito.

"É uma grande satisfação receber este prêmio, que coroa um ano de grandes realizações para a Ford Caminhões", disse Oswaldo Jardim, diretor de Operações de Caminhões da Ford América do Sul. "A nova linha é a maior renovação já feita no Cargo. Junto com ela, comemoramos também dez anos de produção da fábrica de São Bernardo do Campo e o anúncio de um novo ciclo de investimentos, que reforça a nossa disposição de continuar a crescer no segmento de veículos comerciais no mercado brasileiro e sul-americano."

Com o novo aporte de R$ 455 milhões anunciado durante a Fenatran, a Ford Caminhões soma um investimento total de mais de R$1,1 bilhão no período de 2007 a 2015 em suas operações no Brasil.

Produto avançado

A linha Novo Cargo é composta de 12 modelos, com capacidade de 8 a 63 toneladas. A nova cabine, projetada com o conceito de design Kinetic, oferece um padrão superior de conforto, incluindo suspensão na cabine, painel e bancos redesenhados. O trem de força ganhou novas transmissões Eaton totalmente sincronizadas, junto com a conhecida motorização Cummins, que já foi preparada para a introdução da geração Euro 5 a partir do ano que vem.

Seu projeto foi desenvolvido pela Ford no Brasil, nos centros de Design e Engenharia de Camaçari, BA, São Bernardo do Campo, SP, e no Campo de Provas de Tatuí, SP, com suporte das unidades dos Estados Unidos e Europa. É um produto de qualidade global, que mostra a capacidade da engenharia brasileira, desenvolvido em total sintonia com as necessidades do mercado.

Renovação da engenharia

O Novo Cargo também revigorou as áreas de Engenharia e Manufatura da Ford Caminhões. Foi o primeiro projeto de caminhões da marca no mundo a usar o sistema global de desenvolvimento do produto da marca (GPDS – Global Product Development System), com modernas ferramentas de análise virtual que permitem chegar mais rápido à configuração ideal do produto.

A fábrica de caminhões Ford no ABC paulista foi igualmente renovada, com aumento do nível de automação dos processos, aquisição de equipamentos de última geração e contratação e treinamento de pessoal, com foco na qualidade do produto, segurança e ergonomia das operações. A velocidade da linha de montagem foi ampliada para 22 veículos/hora – a mais alta na produção de caminhões no Brasil. Ou seja, um novo veículo sai na ponta da linha a cada 2 minutos e 40 segundos.

A Ford também anunciou, durante a Fenatran, seu projeto de ampliar a linha Cargo com o futuro lançamento de modelos extrapesados, estendendo a linha para todos os segmentos do mercado.

Fonte: Imprensa Ford