FORD LANÇA SISTEMA DE RASTREAMENTO E TELEMETRIA

PARA CAMINHÕES

A Ford Caminhões lança um novo sistema de rastreamento e telemetria, desenvolvido especialmente para caminhões. Projetado em parceria com a Autotrac, empresa líder no mercado de monitoramento, o FordTrac será uma das novidades da Ford na Fenatran, maior feira de veículos comerciais da América Latina, que acontece a partir de 24 de outubro, no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

O sistema traz ferramentas avançadas para que o transportador faça o monitoramento em tempo real e possa gerenciar sua frota à distância. O FordTrac combina funções de telemetria, logística e segurança, que representam muitas vantagens operacionais.

"O sistema é homologado de fábrica e tem fácil instalação. Ele comprovadamente reduz os custos de operação e manutenção da frota. Além de permitir oferecer maior segurança para o motorista, contribui para proteger o transporte da carga", diz Silvio Fedele, gerente de Serviços e Desenvolvimento da Rede de Distribuição da Ford Caminhões.

Telemetria em Caminhões

O uso da telemetria é uma inovação nos caminhões Ford. Permite registrar de forma remota as principais informações sobre a utilização e o desempenho do veículo, como velocidade, rotação do motor, e distância percorrida. Ou seja, dados importantes para gerenciar a operação e buscar redução dos custos de combustível e manutenção, incluindo pneus e peças de reposição.

"A disponibilidade em tempo real de informações precisas sobre a localização dos veículos também é um fator importante para a programação logística, aumentando a produtividade na operação da frota", diz o especialista da Ford.

No aspecto de segurança, há uma redução dos riscos para o transportador. O sistema é dotado de diversos dispositivos que inibem o furto da carga e do veículo. Se o caminhão sai da rota planejada, por exemplo, um sinal de alerta é imediatamente disparado para a central de monitoramento.

Mensagens criptografadas

O sistema FordTrac oferece vantagens em comparação com outros produtos disponíveis no mercado. Dispõe de mais tecnologia e tem eficiência, segurança e garantia.

Nos sistemas convencionais, o bloqueio é realizado de forma física, através de relés, fusíveis ou corte de energia, com parada abrupta do motor. O FordTrac usa a troca de mensagens criptografadas entre os módulos eletrônicos do caminhão. Ele faz o bloqueio pelo despotenciamento do motor, com maior segurança, e também é menos suscetível a intervenções.

Todo o sistema funciona integrado aos módulos eletrônicos do veículo. Assim, a leitura de dados é feita diretamente do módulo do motor, sem a necessidade de instalação de sensores adicionais. A paridade entre módulos evita o desbloqueio do caminhão através da substituição de um dos módulos. Uma luz no painel indica quando a função de bloqueio é ativada.

"Cerca eletrônica"

O FordTrac oferece o melhor monitoramento e bloqueio do mercado devido à lógica de software através das mensagens criptografadas. Entre outras funções, ele permite a definição de áreas de risco, com alerta quando o veículo sai da rota planejada – também conhecida como "cerca eletrônica".

Além da função básica de rastreamento, o FordTrac dá ao cliente a opção de expandir o uso com a telemetria. A localização do veículo em tempo real permite o acompanhamento da operação porta a porta, incluindo status da entrega de produtos, pontos de parada e desvios de rota.

A comunicação com a base é feita via rede de celular com zona reduzida de "sombra", usando dois chips GSM de operadoras diferentes. Já a comunicação híbrida (combinando celular e satélite) é usada somente quando necessário, para reduzir custos, e também garante a ampliação da cobertura para toda a América do Sul.

O sistema conta ainda com inteligência embarcada programável para tomada de decisões que não dependem da ação do motorista ou do controle de frota. Além disso, permite a instalação opcional de periféricos que reforçam a segurança do caminhão e da carga, como trava da quinta roda, engate e desengate da carreta e trava da porta do baú.

Para completar, o equipamento tem instalação fácil e rápida e já vem homologado de fábrica, preservando a garantia original do veículo. "O FordTrac permite muitas vanatgens adicionais, como por exemplo, que o frotista crie um ranking de motoristas, como base para ações de treinamento e premiação de acordo com o desempenho", diz Sílvio Fedele.

Fonte: Imprensa Ford