Cargo 2429 x 2431: continuidade e mais potência

O segmento de caminhões trucados é um dos que mais evoluíram no mercado desde 2014. E quando se fala de evolução, não se trata de vendas, mas de produtos. Nos últimos dois anos uma série de melhorias foram feitas nos veículos dessa categoria, sendo a maior delas associadas ao conforto, com cabines mais espaçosas, versões leitos e transmissões automatizadas.

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Até 2018, o representante da Ford nos semipesados era o Cargo 2429 6×2, com soluções que agradam o cliente, como a transmissão automatizada Torqshift e, por isso, sempre esteve bem posicionado no ranking dos semipesados mais vendidos do Brasil.

Tendo como maior atributo a robustez – qualidade reconhecida em qualquer modelo da família Ford Cargo – esse caminhão 2429 ainda possui predicados que atendem o varejista de pequeno e médio porte, maiores compradores do modelo.

Enquanto para algumas marcas vender caminhão para esse perfil de público é muito mais desafiador do que negociar com grandes frotistas, que compram, muitas vezes, em grandes quantidades, para a Ford não há tanta peleja, porque a marca detém a fama de ser referência na produção de caminhões vocacionais.

Por causa dessa fama e das constantes melhorias, a Ford encabeça a terceira colocação no ranking de vendas de caminhões para atender essa categoria, perdendo para as marcas Volkswagen e Mercedes-Benz.

O trucado do varejo

Em 2013, a Ford lançou uma versão com caixa de transmissão de 9 velocidades para o Cargo 2429. Em 2016, a tão esperada caixa automatizada Torqshift foi lançada, de 10 e 16 velocidades. Assim, junto com a existente, de 6 marchas, o cliente podia eleger a que melhor atendesse sua operação.

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Independentemente do modelo eleito, a transmissão atua em conjunto com o motor Cummins ISB6.7 286, que desenvolve potência de 290 cv a 2.300 rpm e torque de 96,9 mkgf a 1.500 rpm.

Trata-se de um motor de 6 cilindros em linha, com 6.693 cm³ de cilindrada que, para atender à P7, norma de redução de emissão de poluente, utiliza a tecnologia SCR (Redução Catalisadora Seletiva) baseada no tratamento dos gases antes que eles saiam pelo escapamento do veículo, e como parte do processo de tratamento desses gases há a necessidade do reagente Arla 32.

Além de um motor bem resolvido, ao volante há uma boa posição de dirigir, isso por causa dos ajustes de altura de profundidade dos bancos. O conforto a bordo se complementa pelos quatro pontos de amortecimento da cabine, que deixa o veículo mais macio e menos ruidoso, e pelos bancos com suspensão a ar.

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No painel, os comandos estão bem posicionados e, apesar do acabamento simples, os revestimentos são de material nobre, durável, fácil de limpar e suave ao toque.

O quadro de instrumentos tem boa visibilidade, é simples e sóbrio. Destaque ainda para os espaços para guardar objetos nas laterais das portas, na parte central e na área de descanso (para a versão com cabine-leito).

O rádio possui entrada USB, e o ar-condicionado é de série na versão com cabine-leito. Independentemente da versão de cabine é também de série nesse caminhão rígido o vidro elétrico.

Apesar de seu porte físico ser apropriado para as rodovias – tem 10 203 mm de comprimento na versão leito, 9 696 mm na cabine simples, e largura máxima de 2 590 mm – graças ao PBT de 23 t e a capacidade de carga útil de 16 t, o Cargo é direcionado às atividades mistas, por isso 70% de suas vendas estão no varejo e o restante, a quem faz o transporte de combustível. Também é um dos poucos espécimes utilizado em atividades urbanas quando necessário.

“Mesmo tendo um perfil mais rodoviário, está preparado para fazer operações do centro de distribuição até o comércio ou um posto de combustível, por exemplo, em centros urbanos”, ressalta Costa. Ainda admitindo que a maior parte das vendas do modelo está direcionada ao varejo, a operadores logísticos de menor porte, e como o grande frotista não está no perfil da clientela, torná-lo o segundo mais vendido entre os semipesados não é uma tarefa fácil.

Cargo 2431

A linha Ford Cargo 2019, também chamada de Cargo Power, é focada no modelo 2431. O Cargo 2429 continuará sendo oferecido, mas agora, apenas na configuração com câmbio manual de 6 velocidades e redução nos cubos de rodas (dupla velocidade).

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O destaque dos novos Cargo Power é o trem de força com o motor Cummins ISB 6.7 com 306 cv e 112,2 mkgf de torque a partir de 2.100 rpm.

Para a nova potência mudanças no trem de força contaram com a recalibração da caixa de câmbio automatizada Eaton de 10 velocidades, injetores de combustível mais resistentes, uma nova geometria no turbo e novos eixo traseiro e cardan.

Fonte: www.transportemundial.com.br