F4000 4x4 A Ford apresentou, na última quinta-feira, em Bragança Paulista, no interior paulista, os novos caminhões F-350 e F-4000 nas versões 4x2 e 4x4, com motor Euro 5 que atende a nova legislação ambiental. Destinados aos segmentos de veículos comerciais semileves e leves, esses caminhões fazem parte da Nova Série F, linha que retorna ao mercado como resultado de um projeto que absorveu investimentos de US$ 70 milhões.

Os novos caminhões Ford serão produzidos na fábrica de São Bernardo do Campo e vão atender os mercados do Brasil e da Argentina, este último exclusivamente com a versão F-4000. A Ford criou uma linha de montagem exclusiva para a Nova Série F, que teve a abertura de 200 novas vagas nos últimos meses.

As principais diferenças entre o F-350 e o F-4000 estão na capacidade de carga e no sistema de rodas traseiras. O primeiro tem o chamado rodado simples, com duas rodas traseiras, enquanto o F-4000 tem rodado duplo, ou seja, quatro rodas traseiras.

O modelo F-4000 apresenta duas versões, com tração 4x2 e 4x4. Esta última é a única do segmento a oferecer essa característica técnica para uso em operações fora de estrada.

"O lançamento da Nova Série F para o mercado de transporte de carga de PBT de 4,5 t e 6,8 t reforça a nossa condição de liderança entre os caminhões de entrada. A marca já é líder no segmento de caminhões leves, com os modelos Cargo 816 e Cargo 1119, respectivamente para transporte de até 8 t e 11 t. É a mais completa linha do segmento", diz Guy Rodriguez, diretor da Ford Caminhões para a América do Sul.

Avanços técnicos

Os novos caminhões chegam ao mercado em setembro, trazendo avanços na potência, economia e conforto para atender diversas aplicações, junto com as características únicas de cabine, robustez e versatilidade que tornaram a linha famosa. Eles vêm equipados com o novo motor 2.8 Euro 5 da Cummins, de 150 cv, e uma nova transmissão de cinco velocidades da Eaton, extremamente robusta e com uma relação de marchas que otimiza a força do motor em diferentes condições de rodagem, aumentando em mais de 11% o torque nas rodas. Entre outras vantagens, esse conjunto é cerca de 6% mais econômico no consumo de diesel, conta com tecnologia SCR para redução de emissões e tem um nível reduzido de ruído e vibrações na cabine.

Os novos modelos se destacam pela robustez e versatilidade tanto para uso urbano como rural, unindo potência e capacidade de carga superior com o conforto de uma picape. O novo conjunto de motor e transmissão aprimora a dirigibilidade e também reduz o ruído e vibração na cabine. Freios ABS com distribuição eletrônica (EBD) e ar-condicionado são equipamentos de série.

O projeto da Nova Série F foi liderado pela engenharia da Ford Brasil e envolveu mais de 700.000 km de testes no Campo de Provas da Ford em Tatuí, no interior paulista, o único do gênero no Brasil equipado para o desenvolvimento de caminhões.

Versatilidade de aplicações

O F-350 tem peso bruto total de 4.500 kg e capacidade de carga útil de 2.128 kg. É ideal para transporte de hortifrútis, entregas fracionadas, serviços de manutenção e distribuição comercial.

O F-4000, com peso bruto total de 6.800 kg e capacidade de carga útil de 3.949 kg, é indicado para o transporte de hortifrútis, insumos agrícolas, materiais de construção e animais vivos, além de entregas fracionadas, manutenção de serviços públicos e aplicações fora de estrada.

O F-4000 4x4 tem peso bruto total de 6.800 kg e capacidade de carga útil de 3.810 kg. Seu ângulo de entrada de 26 graus e ângulo de saída de 27 graus facilitam a rodagem em terrenos de difícil acesso. Único do segmento com tração 4x4, pode ser utilizado em serviços especiais como manutenção de redes elétricas, telefonia, água e esgoto, além de aplicações rurais diversas, suporte na mineração, construção civil e militar.

Tradição e garantia

Com a Nova Série F, a Ford Caminhões passa a oferecer caminhões em todos os segmentos do mercado: semileves, leves, médios, pesados e extrapesados. Os novos caminhões dão sequência a uma história de sucesso de mais de cinco décadas, com forte tradição de robustez, durabilidade e confiança entre os frotistas e transportadores autônomos de todo o País.

A Nova Série F conta com garantia de 12 meses para os veículos e 24 meses para motor, câmbio e diferencial, sem limite de quilometragem.

Test-Drive

Para a apresentação da Nova Série F, a Ford montou um Centro Experimental em que os jornalistas puderam testar os veículos em vários tipos de terreno. O local foi preparado com diferentes estações simulando condições reais de uso, como por exemplo rampa “king”, tanque de água, “caixa de ovos” e ondulações para mostrar a potência do motor, a suavidade da transmissão e o comportamento da suspensão, com um nível superior de conforto na cabine.

Fonte:  Imprensa Ford

  • Created on .
  • Last updated on .
  • Hits: 2357