freio

Que a manutenção do sistema de freios, especialmente em veículos pesados, é essencial para garantir a segurança do motorista e da carga, todo mundo sabe. Mas você sabe o que fazer para economizar os freios do caminhão?

Acione o freio-motor!

Nas estradas os carreteiros estão sempre falando sobre suas experiências e trocando dicas, sempre buscando as melhores práticas. Acontece que nem sempre um hábito antigo ou uma opinião estão corretos. Por exemplo, muitos dizem que não se deve usar o freio-motor na hora de descer uma estrada, pois assim gasta-se mais combustível. Mas amigo, fique esperto! Pelo contrário, ao utilizar o freio-motor em descidas você economiza.

O freio-motor deve ser acionado para reduzir ou manter a velocidade quando o caminhão estiver descendo. Como nas descidas você não acelera, não há consumo de combustível. Além disso, você preserva o motor, as lonas de freio, os discos e os tambores, já que são pouco utilizados nesse momento. Dessa forma, você economiza combustível e também a vida útil do freio do caminhão.

Para o bem do seu caminhão e do seu bolso, use o freio-motor!

Fonte: http://fordeconoshow.com.br/blog

  • Created on .
  • Last updated on .
  • Hits: 1616